sábado, 25 de maio de 2013

Como enfrentar o Medo?

" A maior parte dos medos que sofremos, crianças e adultos, foi fabricada para nos roubar a curiosidade e para matar a vontade de querermos saber o que existe para além do horizonte”. 
Mia Couto

Este vídeo é uma das Conferências do Estoril (2011), na qual Mia Couto, escritor, professor, biólogo de Moçambique, reflete sobre o medo. Ele começa afirmando que o medo é um de nossos maiores mestres. “O sentimento que se criou é o seguinte: a realidade é perigosa, a natureza é traiçoeira e a humanidade é imprevisível”. Com isso, deixamos de fazer perguntas.

Ele nos provoca com algumas perguntas: Por que será a que a indústria de armas nunca está em crise?  Como criar em nós a consciência sobre a devastação silenciosa provocada pela fome no mundo que mata mais que qualquer guerra? Por estamos em tempos de guerra não precisamos de prova de coerência e de ética?

A reflexão de Mia Couto nos convida a refletir sobre a pessoa do/a educador/a para identificarmos os nossos medos construídos desde nossa infância, que nos impedem de sair dos espaços conhecidos e conhecer o contexto com novas perguntas para que a nossa ação, que está marcada pela intencionalidade de “outro mundo possível” com a juventude. Por isso, é preciso “murar o medo” para sair de nossas fronteiras.


Texto: Carmem Lucia Teixeira

Nenhum comentário:

Postar um comentário