quarta-feira, 14 de agosto de 2013

Hilário apresenta o livro Juventude - protagonismo e religiosidade


O pensar e o refletir “juventude” pode manifestar-se de diferentes formas: descrição de uma realidade geográfica ou social de jovens, análise de alguma pesquisa feita junto à juventude, pesquisa bibliográfica sobre juventude, desenvolvimento de algum aspecto no campo da formação de jovens, estudo histórico sobre a juventude, aprofundamento de visões de juventude, descrição da juventude de algum espaço específico, análise psicológica, cultural, antropológica etc. Tenho a honra e a alegria de apresentar Protagonismo e religiosidade da juventude na busca de outro mundo possível - pensados a partir do pulsar juvenil do Contestado – de Gilberto Tomazi que, de certa forma, é tudo isso.

Se quisermos encontrar uma obra que reflita juventude, em sentido amplo, de forma científica e comprometida, que vá além de uma descrição fria, temos esta obra de Gilberto Tomazi. Do título destacaria “Protagonismo”, “Religiosidade” e “pulsar juvenil do Contestado”, mas é muito mais. Parte-se de uma realidade concreta para nos defrontarmos com uma reflexão que é História da Juventude, é Filosofia, é Pedagogia no trabalho com a Juventude, é Sociologia e Sociologia da Juventude, é Teologia e é teológico, é realismo, é esperança, é encanto e é questionamento, é retomada e lançamento de perspectivas, é descrição e é revolta, é universal e, ao mesmo tempo, bem localizada. Diria, até, é uma espécie de enciclopédia. Nisso podem ajudar os subtítulos dos cinco capítulos.

Destacando algumas palavras que mais aparecem, a campeã é juventude, como não podia deixar de ser (1050 vezes); a segunda é Contestado, uma região do Estado de Santa Catarina, um campo de guerra no começo do século XX, conhecido de menos Brasil afora pelas mortes que houve (263 vezes). Gilberto já analisara a mística dessa revolta de oprimidos; agora toma a juventude nesse fato e dessa região como pano de fundo de suas reflexões. O Contestado é o ponto de partida.

Outras palavras importantes são 1. esperança (204 vezes), com tudo que isso significa, pensando em juventude. Um personagem importante, por isso, é Ernst Bloch (65 vezes); 2. religiosidade e mística que se apresentam, talvez sem querer, mas fruto da linha de reflexão de Gilberto, com quase o mesmo peso presencial (mais de 100 vezes). 3. Outra palavra que se apresenta é – de modo quase evidente – protagonismo não unicamente, mas também protagonismo juvenil, acompanhado pela palavra autonomia (29 vezes). 4. Se marxismo e socialismo aparecem, mais fortes são revolução e transformação, justificando o outro mundo possível, que parece fazer parte da utopia de Gilberto e da utopia da juventude que analisa. Aparece 25 vezes. 5. Com mais presença – como não podia deixar de ser – encontra-se a palavra rural, pois a região onde tudo acontece é realmente o mundo rural. 6. Outras palavras evidentes para Gilberto são Ação Católica (história) e Pastoral da Juventude, um dos espaços onde o autor se movimenta em sua militância. 7. Uma das palavras mais intensas, igualmente, é paradigma. Quem fala de juventude não pode deixar de lado essa realidade. Na obra o paradigma se iguala com utopia.

Entre os personagens do Contestado destacam-se João Maria, Maria Rosa e Adeodato, uns mais e outros menos tão jovens. Mas Gilberto recupera a lembrança de vários deles/as, com coragem e prudência porque, afinal, também nestes eventos dramáticos a juventude fica invisibilisada.

Gilberto começa com história: Referências históricas e míticas de jovens, não deixando de lado figuras latino-americanas (sempre abrindo links para a juventude do Contestado). Muito interessante como podemos ter contato com a história dos jovens na História refletida por alguém que pensa juventude. Se no capítulo cinco Gilberto pensa Jovens na busca de novos paradigmas, o capítulo anterior o autor o reserva para a religiosidade, a utopia e o protagonismo.  Com Gilberto o leitor vai e volta, mas sempre com novidade. Aliás, quando ele apresentava sua tese de doutorado para ser qualificada, estávamos frente a uma redação; na redação definitiva parecia estarmos frente a outra tese. É a grande capacidade do autor. Se olharmos a bibliografia que consta no final, fica evidente que Gilberto, além de olhar muito, leu muito para afirmar o que afirma. Pensando no exagero que pode parecer, Juventude - Protagonismo e religiosidade - pensado a partir do pulsar juvenil do Contestado é uma das melhores produções que temos, no Brasil, sobre juventude.

Prof. Dr.  P. Hilário Dick S.J.
São Leopoldo, agosto de 2013

2 comentários:

  1. Gostaria de obter esse livro, como posso fazer?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A distribuição e a impressão são das Irmãs Paulinas. Elas tem lojas virtuais e, também, creio que em várias capitais...

      Excluir