quarta-feira, 14 de agosto de 2013

Preuni Cajueiro inicia em agosto com mais de 300 inscrições



O projeto Pré-Universitário organizado pelo Centro de Juventude Cajueiro inicia em agosto.  As inscrições foram abertas no dia 1 até o dia 12 de agosto. Neste período 324 jovens solicitaram uma vaga.  O projeto pretende atender 50 jovens empobrecidos/as.

O projeto Pré-Universitário organizado pelo Centro de Juventude Cajueiro inicia em agosto.  As inscrições foram abertas no dia 1 até o dia 12 de agosto. Neste período 324 jovens solicitaram uma vaga.  O projeto pretende atender 50 jovens empobrecidos/as.

Para organizar este projeto contamos com a parceria de várias pessoas e grupos. Primeiro os/as educadores/as que se dispuseram a atuar como voluntários, recebendo uma contribuição para as despesas de passagens e outros gastos pessoais. Depois, dois grupos da Espanha, Promenor e o Projeto La Abuela. O Programa de extensão da PUC/Goiás, Proafro, que acolheu em suas dependências e, ainda, continuará oferecendo espaços para secretaria e sala de aula. O Coletivo Negro/IFG que contribuirá com parte dos materiais didáticos. Esta soma de esforços oferecerá aos jovens uma possibilidade de quebrar as barreiras que são impostas aos jovens empobrecidos/as, de modo especial afrodescendentes.

Contamos com a ajuda de profissionais da comunicação - CBN/Luiz Geraldo e de outros profissionais que não mediram esforços em nos apoiar neste projeto. Também, do Flávio da CAJU que atendeu várias ligações, no sábado, quando saiu o endereço equivocado para as ligações no Jornal Daqui. A comunicação em rede, assim como uma centenas de pessoas que compartilharam nas redes sociais e nas comunidades a informação.

A maior procura são jovens com renda abaixo de 2 salários, mulheres, afrodescendentes.  No dia 13, uma equipe – Graça, Carmem e Lourival – a partir de alguns critérios fez uma pré-seleção. Se torna impossível realizar uma seleção porque a maioria dos inscritos preenchem as exigências do projeto. Este exercício de ler os dados apresentados pelos/as jovens provoca angústia porque não é possível atender a toda esta demanda. Por isto, a exclusão de possibilidades para muitas pessoas.

Por outro lado, também revela que este projeto é fundamental para a vida da juventude empobrecida. Neste sentido,  a quantidade de pessoas inscritas desafia a todos nós porque revela os desejos de seguir os estudos e a busca de oportunidades.

Fizemos uma pré-seleção de 90 pessoas e enviamos uma mensagem com um novo questionário para que eles/elas nos ajudem  com outros critérios. Dia 15 pela manhã será a seleção final e na parte da tarde, será divulgada a lista das pessoas selecionadas para iniciar as aulas no dia 19 de agosto, na segunda feira. Também, estamos solicitando para que assumam conosco o projeto como parceiros/as deste caminho a ser percorrido neste segundo semestre.


Convidamos pessoas e instituições que desejam apoiar este e outros projetos do Centro de Juventude Cajueiro pode fazer sua doação a partir de nossa Campanha Sou Cajueiro se inscrevendo pelo correio eletrônico (e-mail) soucajueiro@gmail.com.

Nenhum comentário:

Postar um comentário