terça-feira, 20 de agosto de 2013

Que sabedoria é essa que vem do meu povo?




“Que sabedoria é essa que vem do meu povo,
é o Espirito Santo agindo de novo”

Dez anos já se passaram do grande encontro entre o Centro de Estudos Bíblicos e a Casa da Juventude, duas entidades irmãs que se juntaram para celebrar juntas 25 e 20 anos. Um grande encontro do povo da palavra que com alegria, risos, canções, histórias, cirandas, ditos populares, se encontraram no chão sagrado da capital do Estado de Goiás - Goiânia, para celebrar sua caminhada, sua memória, sua sabedoria. Sabedoria espalhada na vida de tantos e tantas que vieram de diversos lugares, São Paulo, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rondônia, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Amapá, gente encantada pela Bíblia que aprendeu a ler de um jeito popular e apaixonada pelas juventudes com sua ousadia e com seus jeitos de ser e de amar.

Sabedoria foi a palavra que nos movimentou naquele encontro, que nos fez reconhecer e reafirmar que somos gente da história, porque temos nossa história pessoal, social, local e porque temos como história as histórias e memórias da Bíblia, livro sagrado que acolhemos e abraçamos como nossa história, história de gente nossa, história que mistura sabedorias populares, poderosas, perigosas... E por isso, exige sabedoria na leitura, na observação das palavras, dos gestos, das atitudes, da escrita... Para que seja fonte de libertação e não instrumento de opressão.

Sabedoria foi um tempo de ousadia, Sandro Galazzi nos ajudou a trilhar pelas histórias e caminhos da Bíblia e refletir sobre a sabedoria como profecia e mística. E como tal é uma senhora exigente, que nos convoca a estarmos atentos e atentas para o que aprendemos, o que reconhecemos como sabedoria, seja na leitura popular da bíblia, seja nos estudos de teologia, seja nos estudos acadêmicos... O que queremos com Sabedoria? A sabedoria bíblica que se revela como profecia e mística convoca-nos a um saber para a construção do Bem Viver, que se traduz em cuidado com a vida. Que se revela nos pobres da terra, que se manifesta na luta pelos direitos humanos, pela solidariedade, contra os individualismos, as injustiças. Que se transfigura em marchas, em manifestações como as que estamos vivendo nesses dias no nosso Brasil, motivadas pelas juventudes que com sua ousadia enchem as ruas de profecia.

Dez anos depois desse encontro o CEBI continua sua caminhada, sempre convidado a alargar mais sua tenda impulsionado por uma leitura que provoque a libertação dos empobrecidos, abertura para a vivência do ecumenismo, do diálogo inter-religioso, da ecologia, de relações mais igualitárias entre homens e mulheres, sendo assim Sabedoria espalhada, semente teimosa.

A Casa da Juventude Pe. Burnier já não é mais a mesma, já não abriga mais todos os projetos, sonhos, jovens e pessoas de antes. Mas a experiência e a sabedoria acumulada nesses quase 30 anos, ensinou a pisar passos fortes e ousados, e que da velha árvore, novos brotos nascem, e nasce em forma de Cajueiro, com desejo de continuar sendo palavra e sabedoria espalhada pelo mundo na defesa da vida da juventude e fiel à palavra que não passou por ela em vão, mas que deixou muitos sinais.

Sabedoria, profecia, mística e ousadia, que esse seja nosso fazer e nossa oração de todo dia. Amém! Axé! Auere! Aleluia!

(Fazer memória desse encontro de Sabedoria, não tem como não lembrar do amigo /irmão/companheiro Deusdete que nos deixou no início deste ano, ele era desses lugares (CEBI e CAJU)  e muito nos ensinou com sua sabedoria transfigurada em alegria e em beleza. Dedico esse texto a ele).

Vanildes Gonçalves dos Santos é Colaboradora do CEBI (coordenadora do CEBI Virtual); Colaboradora do Cajueiro – Centro de Formação, Assessoria e Pesquisa sobre Juventude; Professora da Universidade Católica de Brasília.

foto - Carmem Lucia Teixeira - Murici (flor do cerrado) o povo sempre usa para dar sabor a vida.



Nenhum comentário:

Postar um comentário