sexta-feira, 29 de novembro de 2013

Uma trilha de formação para educadores/as de juventude no Continente Latino Americano – Curso virtual gratuíto



É uma proposta de formação virtual a partir da síntese do livro Civilização do Amor – Projeto e Missão, as orientações para a Pastoral da Juventude latino americana.  O caminho de formação segue a proposta organizada no livro a partir dos Marcos da realidade, histórico, doutrinal, celebrativo e operativo.

A trilha de formação de Educadores/as assume a metodologia de educação popular, parte da realidade, problematiza nossas ações para que   elas sejam novas em vista da construção de outro mundo possível, do bem viver, ou seja o Reino anunciado por Jesus.

A formação tem duração de outubro a dezembro. Organizada em rede com 13 grupos: Centro de Juventude Cajueiro, Pastoral da Juventude, Cáritas Brasileira, Instituto de Paulista de Juventude, Vida e Juventude, Casa da Juventude o Paraná, Redes de Assessores/as, Instituto de Pastoral da Juventude do Leste II, Instituto de Pastoral da Juventude Venezuela – Spes, SEJUVE – Instituto de Pastoral da Juventude da Região México e Centro América, CELAM – Seção de Juventude, família e Vida, CEBI – Virtual.

Estão participando cerca de 700 pessoas entre cursistas, coordenadores/as e facilitadores/as de 19 países do Continente Latino Americano – jovens, adultos (leigos/a, religiosos/as, presbíteros). O curso está sendo apresentado em português e espanhol. Estão organizadas 17 turmas, 10 em português e 7 em espanhol, cada uma delas com cerca de 40 participantes, algumas turmas de dois ou três facilitadores/as.  Todo curso está sendo oferecido de forma gratuita.

O objetivo do curso é capacitar pessoas para acompanhar a juventude em seus processos comunitários em vista do protagonismo na Igreja e na Sociedade. A Civilização do Amor projeto e missão é uma proposta de acompanhamento da juventude, onde a evangelização é uma parte, o melhor dito onde a evangelização abraça a pessoa inteira e a torna SUJEITO para interagir em todas as relações sociais, políticas, econômicas e ideológicas!

O curso está organizado em módulos:  Acolhida e construção da Rede; Realidade e História da juventude no Continente; fundamentos doutrinais e celebrativos; caminhos para organizar a ação (metodologia, processos, planejamento); organização da formação de lideranças juvenis semipresencial (O ultimo módulo visa a capacitação para o acompanhamento da segunda parte da Trilha de formação de lideranças que acompanham grupos de jovens).

Criamos um grupo no faceboook  para compartilhar as experiência de formação:
 https://www.facebook.com/groups/projetocamesperanza/?bookmark_t=group que tem sido espaço de encontro, animação e troca de experiências. Também, temos um correio eletrônico (e-mail) virtual@cajueiro.org.br para qualquer informação.

Estamos com interesse em dialogar com grupos sobre a possibilidade de oferecer este mesmo curso em 2014. Conhecer as possibilidades do espaço virtual, encontrar estratégias para a formação de pessoas – jovens e adultas – para o acompanhamento da juventude. A proposta de formação Na Trilha de Formação de Educadores/as oferecido à distância exige uma disciplina de estudo pessoal. Além disto,  neste ano, o curso oferecido sem ônus para quem participa, gerou uma  participação frágil e com ausência de muitas pessoas que se inscreveram. Estamos aprendendo com a experiência. Agora que faltam dias para encerrar, cerca de 50% dos inscritos estão firmes. As pessoas receberão certificado de extensão da Universidade Católica de Brasília.

O curso é espaço de construção de uma Rede de Educadores/as de juventude, onde a amizade, a troca de experiências e ideias, de informações vão tornando cada dia o curso um instrumento valioso para o caminho.


Em 2014, A Trilha de Formação de Lideranças que acompanham grupos de jovens é uma proposta que está sendo desenhada por uma equipe de conteudista e será oferecida por uma Rede de 12 grupos, sobre a coordenação do Centro de Juventude Cajueiro. A proposta será organizada em “polos” de 30 a 40 pessoas, com uma coordenação, que organiza e acompanha o grupo em sua formação à distância, de modo virtual, organiza os encontros presenciais. Essa formação tem como base os roteiros para grupo de jovens da coleção “Na Trilha do grupo de jovens”, organizada pela Rede Brasileira de Centros e Institutos de Juventude. Este curso terá custo mensal de R$ 20,00 reais. 

As pessoas em conhecer melhor o projeto entre em contato, com virtual@cajueiro.org.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário