terça-feira, 10 de dezembro de 2013

Centro de Juventude Cajueiro divulga planejamento 2014/2015


 
 

O Centro de Juventude Cajueiro organiza seu plano de trabalho para o ano 2014 e 2015. Ele é fruto de diversos encontros com pessoas colaboradoras de diversos locais, de reflexões e de uma mística que alimenta este caminho. Temos consciência que o caminho é novo, mesmo que o ritmo da caminhada está firmada na história de 30 anos de compromissos com a vida da juventude.

Um caminho novo, frágil, acampados debaixo de uma árvore, que está fincada à beira de rio de amizade e compromisso com a vida, por isto, suas raízes são fortes, seus frutos saborosos. Uma associação de pessoas que acreditam na organização dos/as empobrecidos/as e assumem em sua história o/a jovem como protagonista, os princípios da educação popular, a defesa dos direitos humanos, a construção a partir da diversiddade.

Avaliado o caminho percorrido, começamos a sonhar com os próximos dois anos. Uma clareza: construir o Centro de Juventude Cajueiro com atenção à vida da juventude, de modo coletivo e participativo.

A pessoa e seus projetos de vida, o grupo e sua dinâmica, a organização do centro estarão presentes em nossa dinâmica de 2014/2015. O pé no chão é a meta, por isso, pensar dentro das possibilidades e com parceiros que assumem conosco. Construir equipes com atores/atrizes  dispostos/as a caminhar com liberdade de profissionais militantes que assumem a trajetória comunitária em tempos de isolamento.

O Centro de Juventude Cajueiro está organizado em três eixos estruturantes: a formação, a assessoria e a pesquisa. Cada um destes eixos possuem dois campos, assim organizados: FORMAÇÃO: comunitário e Políticas Públicas; Assessoria: com parceria de nossos projetos e acompanhar os processos próprios do grupo que solicita; Pesquisa: a investigação e a sistematização das experiências. 

 
Programa de Formação de Lideranças

Projeto Comunitário

a)      Formação de Educadores/as

b)      Na Trilha de Formação de Educadores/as – Civilização do Amor

c)       Na Trilha de Formação de Lideranças – grupo de jovens

d)      Re-encantar a esperança – estudo bíblico da ótica juvenil

e)      Missão Aprender – Intercâmbio

f)       Seminário de Educação Popular e Juventude

Projeto das Políticas Públicas

a)      Na Trilha das Políticas Públicas

b)      Projeto La Abuela - Preuni – Formação de jovens empobrecidos para acessos a universidade, na perspectiva da educação popular.

 

 

Programa de Assessoria

Projetos do Centro de Juventude Cajueiro

a)     Formação de Lideranças “Viver os Sonhos”

b)    Formação de Educadores/as – (Município de Uruana/GO)

c)     Escola de Educadores/as de adolescentes e jovens. Iguatu/CE

 

Projetos dos grupos solicitantes da assessoria para seus processos

a)      Irmãs Missionarias de Cristo;

b)       Irmãs de Jesus Crucificado,

c)       Pastoral da Juventude em diversos âmbitos

 

Programa de Pesquisa

Projeto de Pesquisa sobre a condição Juvenil em Goiás

a)      Pesquisa financiada pela FAPEG, em parceria com a UFG (Universidade Federal de Goiás)

Projeto de sistematização das experiências

a)      Registro das experiências realizadas, retomar os projetos já publicados para publicação (impressão ou virtual).

A organização e a mística são elementos que nos sustentam e sustentarão no caminho, tendo como referências os princípios da educação popular. Estamos propondo inicialmente quatro equipes – 1) Formação de lideranças, 2) comunicação e publicação, 3) sustentabilidade e 4) pesquisa.

 
Será apresentado para o ano o calendário das atividades e, ainda um folder de divulgação do Centro de Juventude Cajueiro. Convidamos as pessoas interessadas em uma ação junto ao mundo juvenil para se juntar a nós e aos projetos que estamos propondo.

O desejo é que o Centro de Juventude Cajueiro seja espaço para colocar em prática nossas habilidades e talentos, ou seja, o modo a realizar Projetos de Vidas nossos e da juventude.  Por isto, quem deseja fazer sua adesão para prestar um serviço à  juventude e a causa popular pode associar-se a um projeto ou ainda colaborar financeiramente. Diga: Sou Cajueiro contribuindo nos projetos ou com contribuições financeiras afim de fortalecer o grupo na construção de “um outro mundo possível e necessário”.

Você que deseja informações nos escreva:

centrojuventude@cajueiro.org.br para maiores informações sobre o nosso projeto;

soucajueiro@cajueiro.org.br para ser sócio colaborador/a em algum dos projetos;

livraria@cajueiro.org.br para solicitar livros, material, camisetas.

 









 

Nenhum comentário:

Postar um comentário