sexta-feira, 17 de janeiro de 2014

RODAS DE CONVERSA: A Juventude Quer Viver

1  


Mover-se ao encontro dos jovens. Esse é um convite, um chamado a todas as pessoas que lutam, sonham e constroem, no dia-a-dia, alternativas e possibilidades de vida. A necessidade de ampliar a atitude de escuta dos jovens, a partir deles, é uma exigência de quem deseja construir reações a diversas dores, preconceitos, extermínio e criminalização dos jovens.

Este caderno são roteiros organizados a partir da dinâmica de Rodas de Conversa, na perspectiva de dar voz aos jovens, possibilitando que estes e estas possam debater questões da sua realidade. Assim, quer gerar um espaço/movimento onde os jovens possam falar e dizer sua palavra por meio de vários modos de expressão, como a música, a dança, o teatro, a poesia, a pintura de muros, grafittes...

A campanha “A Juventude quer Viver” está nos mobilizando há algum tempo e é hora de retomar com outras atividades, revigorar esse caminho de defesa da vida da juventude. Nesse sentido, esse material, por meio de sua proposta, convoca a todos/as a dar um novo impulso a essa campanha que chama com um grito de esperança “A Juventude quer Viver”.

As Rodas de Conversa querem influir na construção de posturas e diretrizes que contribuam para estabelecer e aprimorar os direitos da juventude. Buscam ampliar o diálogo sobre a defesa da vida da juventude, partindo sempre da opinião dos/as jovens que participam do grupo. É importante, também, o diálogo com dados da realidade divulgados por pesquisas, notícias de jornais ou fatos da vida, buscando contemplar toda a conversa na procura de uma resposta do grupo, para dar um passo como movimento dos/as jovens na direção da mudança, algo concreto da Campanha A Juventude quer Viver.

O material está organizado na metodologia de três Rodas de Conversa. A primeira trata da pessoa do/a jovem e as condições de ser jovem hoje, identificando as fragilidades da vida que estão presentes nesta realidade, desde o local onde se situam os grupos; a segunda trata da juventude na comunidade, abrindo-se para perceber aspectos das situações da juventude e das organizações locais, apresentando a Campanha A Juventude quer Viver; a terceira convida para pensar a sociedade,  as redes de organizações sociais e os conselhos como caminhos possíveis na garantia de direitos. Há, ainda, um roteiro para realizar uma oficina de produção (música, teatro, poesia, grafite ou pintura de muro) para gerar uma Amostra Cultural para a comunidade onde estão situados os/as jovens (bairro, escola, igreja, etc).

O livro/caderno - Rodas da Conversas - A juventude quer viver, encontra-se disponível para venda na Livraria Cajueiro. O valor unitário está orçado em R$ 6,00 (seis reais).
Os pedidos poderão ser feitos através dos seguintes contatos: 

E-mail: livraria@cajueiro.org.br

Telefone: + 55 (62) 8285-4436 (Tim)
8631-8557 (Oi)
9422-6625 (Claro)
    9957-2949 (Vivo) 
Livro com 82 páginas, 19x19x1





Um comentário:

  1. O valor unitário está orçado em R$ 6,00 (cinco reais).
    erro de digitação no valor.

    ResponderExcluir