sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

Vamos para África



A decisão de partir é da Edina, porém, claro que vamos todos/as juntos/as nesta missão. Agora estamos presente em dois países porque temos uma amiga/irmã/companheira  naquele continente que sempre fez e faz parte de nossa história.

Edina Lima Cardoso nos aproxima ainda mais do Continente Africano. Ela assumiu nestes próximos três anos realizar juntamente com a Congregação da Sagrada Família a missão de  viver com o povo em Moçambique. Claro que ela não vai só, ela não anda só, vamos juntos/as e ela fica conosco em nossa missão.

Edina parte por opção e desejo de viver nestas terras. É uma volta depois de centenas de anos de todos/as que fomos forçados a vir para este continente e aqui fomos escravizados/as, torturados/as e condenados/as ao empobrecimento. Se olharmos para a realidade de nosso país vamos encontrar o povo que veio da África nas situações de empobrecimento. Se apuramos ainda mais o olhar, vamos encontrar nos índices de analfabetos/as, dos assassinados em idade entre 15 e 24 anos, dos que estão encarcerados/as, dos que estão morando em morros e periferias, dos que estão fora da universidade... ali encontramos os descendentes do povo africano.

Ir em missão significa encontrar-se com esta história. Encontrar-se com um continente que vive todas as situações de exclusão do capitalismo. A África não faz parte do mapa dos incluídos do sistema, por esta razão, abandonados a própria sorte. Ou, ainda, usados para despejos das armas, por isto, o sistema alimenta guerras entre grupos.Assumir viver neste lugar é colocar uma "cunha" no sistema ou abrir um fissura para o seu fim.

Ir em missão é compartilhar desta riqueza milenar da humanidade que encontramos na África. Ali nasce a experiência do povo da Bíblia, ou outras trajetórias que por ali a humanidade ensaiou e, viver neste chão, será poder caminhar em terras sagradas por tantas histórias.

Esta experiência que vamos acompanhar através da Edina também, nos tornará mais próximos dos/as empobrecidos/as da terra. Com certeza a Edina compartilhará conosco, músicas, experiências vividas, fotos do povo... Vamos esperar para viver juntos/as e refazer nossas histórias e opções.

Neste momento, desejamos a Edina uma boa viagem. Dizer que estamos juntos/as na missão.

Carmem Lucia Teixeira

Nenhum comentário:

Postar um comentário