quinta-feira, 23 de outubro de 2014

DNJ 2014: O caminho é Jerusalém, é a doação da vida! Memórias e reflexões a partir do DNJ.


Luis Duarte Vieira

            A vida da gente é caminho. Caminhamos nos passos de Jesus. Caminhamos movidos pela utopia do Reino. Fazemos esse caminho na paixão pela juventude. O caminho é mais intenso, belo, místico e misterioso quando o fazemos em Comunidade. 

            Todo o caminho, mais ou menos hora, se inunda de surpresa, de beleza, de encanto. Se inunda de uma teimosa esperança que arde, que explode. Se veste de abraço, de sorriso, de olhar. Mesclam-se causa, amor e compromisso. Se inunda de novidade. Explode de amor e de compromisso. A alegria invade tudo (Lc 10, 17). E marcados por isso, não resta dúvida: o caminho é Jerusalém! O caminho é Jerusalém, nos passos Dele e com Ele decididamente (Lc 9, 52). O caminho é a doação da vida, com amor, com causa e com esperança. Amar incondicionalmente. Doar a vida (Jo 13, 15). Defender a vida, até as últimas consequências (Jo 13,1). Guardando e cuidando sempre da esperança, sem a heresia do desânimo. Assim foi o DNJ 2014 da Diocese de Jataí, celebrado em Caçu/GO.

            Depois de quase três anos fora da Diocese, meu coração ardeu e a alegria e a esperança invadiram-me de modo incrível no DNJ. Estava morando fora de meu chão natal, mas com meu retorno ao solo cerradeiro fui celebrar a vida da juventude com minha diocese. O coração arde, pulsa, queima. A paixão e o compromisso com a vida a juventude se renova e se fortalece.

            O DNJ de 2014 se fez um banho de novidade, de causa e de esperança. De novidade, porque muitos dos rostos ali presentes (quase todos na verdade) eram novos para mim. O que significa que a caminhada dos grupos de jovens tem dado frutos na diocese, encantando outros/as jovens, chegando a outros/as. Novidade e esperança porque muitos grupos de jovens nasceram nesses anos em que estive fora, mesmo com a morte e a desarticulação de outros, infelizmente. De esperança, porque vi com meus olhos que os grupos de jovens não morreram. É por isso mesmo que não posso e não podemos aceitar que o direito de viver em grupo seja tirado da juventude. É preciso, mais que nunca, seguir nucleando e acompanhando os grupos de jovens. De esperança, porque a Pastoral da Juventude está mais viva que nunca. Precisamos sim, fortalecer a caminhada da PJ na Diocese. Mas, ela segue mais viva que nunca. De esperança porque há bonitas lideranças surgindo. Poderia dizer de muitas lideranças surgindo, mas não guardei todos/as os nomes, por isso, digo apenas do Uilicem, do Paulo, da Sandra, da Vanessa, do Marcos e do Fernando. De causa, porque celebrar a vida da juventude em nossa diocese renovou em mim e nos presentes a causa da juventude. Não há como sair do DNJ sem renovar o compromisso com a vida da juventude. É uma profissão de fé que faço: seguirei gastando minha vida na causa da juventude!

            Igualmente Caçu foi lugar de amizade. O abraço de Dom Vinícius, OSB me acolhendo. O encontro e re-encontro com amigos/as. As novas amizades nascendo. Aqui  poderia dizer muitos nomes, mas trago o nome do Ailton, do Pablo, do Igor, da Vanessa, do Uicilem, do Fernando. Como não ser tocado pelo mistério da Amizade, mistério da juventude e da Trindade?

            O DNJ ainda foi um lugar de fortalecer a certeza do valor da formação integral e do processo de educação da fé. A caminhada da PJ e dos grupos de jovens ao percorrer seu caminho com a juventude atenta á formação integral gera mais vida e muitos frutos na vida da juventude. Ver o Fernando coordenando e animando o DNJ 2014, por exemplo, é ter uma comprovação viva do bem que a formação integral gera na vida da juventude. Por isso, é preciso gastar tempo e força na formação processual com a juventude. Essa é a melhor resposta que podemos dar nos passos de Jesus e no serviço a juventude. De fato, a formação integral é um caminho de discipulado, que forma homens e mulheres comprometidos/as com a vida e com o Reino. Homens e mulheres que optam por fazer o caminho rumo á Jerusalém.

No DNJ éramos quase quatrocentos jovens, de todos os distritos da Diocese, acolhidos pelo grupo de jovens JUMP e pela Paróquia de Caçu. Celebrando a vida da juventude, em momentos de conversa, palestra, mesa de debate e teatros, saímos convictos que “somos feitos para a liberdade e não para a escravidão” e que por isso mesmo é preciso dizer, com nossas vidas, “chega de violência e extermínio de jovens”! Igualmente saímos fortalecidos na alegria, que vem da Boa-Nova de Jesus Cristo. Boa-Nova que celebramos nos momentos de oração, adoração e na Eucaristia. Alegria vivida na partilha da vida, nas amizades firmadas e na animação durante o DNJ. Dos momentos mais marcantes dentro do que vivemos no DNJ quatro me tocaram mais. O primeiro foi quando os/as presentes ficaram inquietos/as diante da quantidade de jovens que morrem assassinados/as em nossas cidades e em nosso estado. O segundo foi o momento de silêncio que fizemos em memória de tantos/as jovens vítimas da violência e do extermínio. O terceiro foi a Eucaristia, celebração de nossa utopia e de nossa esperança. O quarto foi o encerramento do DNJ, com muito vento e com a chuva (que nos alcançou nas estradas de volta para casa) depois de dias de muito calor no estado. Sem dúvida, esse vento e essa chuva são sinais da presença amorosa da Trindade, presença que tateamos no encontro com o Divino presente e cada jovem.

Uma das marcas fortes do DNJ foi ver o trabalho e a doação da vida dos/as jovens do grupo de jovens JUMP. Gostaria de trazer o nome de todos/as, mas isso me é impossível. Esses/as jovens não mediram esforços na acolhida e na realização do DNJ. Vale a pena gastar tempo na vida em grupo, no caminho do seguimento em grupo e em Comunidade. Sigo tocado pelo esforço deles, pelo testemunho de cada um/a. Por isso, minha palavra de gratidão a esses jovens do JUMP, à Paróquia de Caçu, à coordenação diocesana do Setor Juventude e da PJ e aos/às jovens que participaram do DNJ por aquilo que o DNJ significou na minha vida e na vida da juventude de nossa Diocese. Gratidão igual a tantos/as jovens e assessores/as (leigos/as, religiosos/as e padres) que fazem parte da história da evangelização da juventude na Diocese de Jataí. De fato, a caminhada de hoje não é de hoje, mas é parte de um caminho maior e mais longo, trilhado por tantos/as. É preciso conhecer e cuidar de nossa memória. Tantos nomes me passam pela mente e pelo corpo. Alessandro, Hellen, Cláudia, Ir. Ana Paula, Karlos, Edina, Pe. Chico, Dom Heriberto, Suzana, Dom Vinícius, Murilo, Sidenil, Keila, Bruna, Suellen, Márcio, Denner, Daiana, Ir. Rosilda, Higor, Luiz Rogério, Tássia, Gedeone, Ângela, Jaime, Ir. Terezinha, Dom Miguel, Pe. Vicente, Pe. Luismar, Camila e Paula.  Fica um pedido perdão porque essa lista de nomes é infinitamente maior do que esses poucos lembrados.

Ainda uma palavra especial de gratidão ao Dom Vinícius, OSB.  Um amigo (e como sou feliz de ser amigo do Dom Vinícius) que doa sua vida no compromisso com a juventude. Há anos nos conhecemos nesse caminho de serviço aos/às jovens e sempre me impressiono vendo sua doação e seu compromisso. Durante o DNJ tivemos a oportunidade de conversar um pouco, partilhar a vida. E em muitos momentos fiquei olhando esse amigo junto da juventude. De fato, temos um grande amigo, assessor, acompanhante e cuidante da juventude. Sem dúvida, precisamos ter pessoas que amam a juventude e que doam suas vidas no acompanhamento. É preciso gastar tempo preparando homens e mulheres (leigos/as, religiosos/as e padres) para o ministério da assessoria e do acompanhamento. Pessoas que estejam nesse ministério por amor.

            Ao retornarmos para casa, voltamos, eu e os presentes, convictos de que o caminho que devemos percorrer como seguidores/as do Mestre, é ir para Jerusalém com Jesus e em seus passos. O caminho é a doação da vida pela vida da juventude, pelos pobres e pelo Reino.

Rio Verde/GO, 20 de outubro de 2014.
Na memória da vida da vovó Maria Helena, que me ensinou o amor.
Ainda muito marcado pelo vivido no DNJ.

            

Nenhum comentário:

Postar um comentário