domingo, 1 de fevereiro de 2015

Escola de Educadores/as de adolescentes e Jovens - com Irmãs Lourdinas




O Caminho feito no 1ª etapa da Escola de Educadoras junto com as irmãs Lourdinas
Rio de  Janeiro 22 a 27 de janeiro de 2015.

Fizemos o movimento começando por nós mesmas, pela pessoa da educadora, reconhecendo nossa história e trajetória. Ampliando nossos olhares sobre temas que ainda estavam na sombra, como as questões de Gênero, Corpo e Sexualidade. 

Dando mais a mais caminhamos na direção dos/as jovens, aproximando dos/as mesmos/as e de suas realidades, para saber mais das juventudes. Conceitos e contextos que os envolvem a fim de conhecendo-os/as amá-los/as e ser como instituto, como pessoas, como Igreja, como instituições, como grupo, suporte material e simbólico, contribuindo assim para a superação de paradigmas que controla e criminaliza os/as jovens, principalmente os/as mais empobrecidos/as e desenvolver estratégias de fortalecimento do paradigma que reconhece os/as jovens como sujeitos de direitos.

E no desejo de transver  a realidade ( das juventudes ) nos movimentamos fazendo o 3º módulo para conhecer ou reconhecer a opção pedagógica de formação com as juventudes da Igreja na América Latina - A Formação Integral. Que tem o grupo como o lugar privilegiado para se fazer essa formação, uma formação que se dá de forma pessoal e coletiva e por isso mesmo marcada por conflitos, porque não existe caminho de crescimento e desenvolvimento sem crises, afinal somos gente. 

Esse processo de formação integral prioriza cinco dimensões a Psicoafetiva, a Social e Cultural, a Politica, a Mistica ou Teologal e a Capacitação Técnica ou Metodológica. 

Porque sonhamos com pessoas felizes e com uma sociedade nova.
Para isso utilizamos diversos textos de diferentes autores e autoras, vídeos, trabalhos em grupos de vivência e no grupo maior, dinâmicas, músicas. 

E numa relação dialógica:

Desconstruímos e reconstruímos
Rezamos
Fizemos Festa,
Usamos fantasia  e brincamos o carnaval
brindamos a vida que pulsa em nós
louvando a Divina Luz e o Amor Eterno
que nos cria e nos recria para sonhar. 

E recordamos o tempo todo de Manoel de Barros

O poeta do Pantanal,que nos acolheu no primeiro dia do encontro com usa poesia:

" A expressão reta não sonha.
Não use o traço acostumado.
A força de um artista vem das suas derrotas.
Só a alma atormentada 
pode trazer para a voz 
um formato de pássaro. 
Arte não tem pensa:
O olho vê, a lembrança revê e a imaginação transvê. 
É preciso transver o mundo".

Se você deseja que esta atividade seja oferecida a outros grupos, então apoie o Centro de Juventude Cajueiro CLIQUE AQUI  é importante manter esta organização de leigos/as. Você está dizendo sim a formação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário