quarta-feira, 22 de abril de 2015

Nas tramas da vida e da Bíblia





A Escola Bíblica de Jovens é um projeto realizado em parceria pela Pastoral da Juventude da Diocese de Goiás – Região São Patrício e do CEBI – GO. Com o lema “Construtores/as de um mundo novo”, a EBJ contará com formação em quatro finais de semana, sendo que nestes dias 18 e 19 de abril, foi trabalhado as Metodologias de leituras bíblicas e a Visão geral da História do Povo de Deus, com a assessoria da Alessandra Miranda e da Jaciara Pires. Abaixo segue o relato de uma das jovens cursistas e de uma das coordenadoras locais.


“Somos o tesouro do espírito.
Somos a alma do mundo.”

Um sonho planejado há meses. O sonho que começa a ser realizado: escola bíblica de jovens. Cada um de nós, seja por curiosidade, interesse ou vontade de saber mais foi convidado a participar dessa primeira etapa, com o intuito de esclarecer, de início, todas as dúvidas com relação ao livro mais lido pelo mundo: a bíblia.

Poderia ter sido mais um final de semana qualquer, mas não foi. Ficamos felizes por isso. Durante a viagem até o local de encontro, a expectativa só aumentava. Será que vai ser interessante? Afinal, o que vamos aprender sobre a bíblia? Onde vamos dormir? Como vai ser o encontro?

Dando a devida importância à mística pjoteira, iniciamos a oração montando o espaço com a nossa cara, o nosso jeito. Ao longo do dia, várias perguntas começam a surgir. Deus: homem ou mulher? Como relacionar as leituras de antigamente com a atualidade? O inferno existe?
Para cada resposta, uma nova dúvida. E com isso, aprendemos que não basta interpretar as escrituras apenas com obediência. É necessário usar a hermenêutica. Depois de um dia cheio de ensinamentos, somos conduzidos às “nossas” casas e, resumindo nossa noite em: vigília, sarau e descanso, acordamos com mais sede de conhecimento.

Em êxtase diante de tantas descobertas, percebemos a importância em acolher a diversidade, com respeito às crenças e costumes de cada indivíduo. Embriagados pelo amor verdadeiro, nosso coração arde em busca do “jovem que sorri, canta, dança, chora, namora, espera e faz o novo amanhã”, saímos motivados a participar da segunda etapa, conhecer e fazer a diferença histórica na sociedade, sendo construtores de um mundo novo.

Efigenia de Fátima Barbosa, coordenadora paroquial da Pastoral da Juventude, 
Diocese de Goiás.


Nenhum comentário:

Postar um comentário