sexta-feira, 15 de maio de 2015

Construindo um Espaço de Formação para Juventude!




 “Tu vens, Tu Vens, Eu já escuto teus sinais”.

Sou Emanuel Costa, membro da Rede de Assessores/as e Cuidantes da Juventude (RACJ) e quero compartilhar um sonho com todos vocês, jovens e assessores. É que a gente quer construir um Centro de Formação da Juventude.

Como vocês devem saber, a RACJ teve início a partir de uma situação de desarticulação dos assessores na Arquidiocese de Manaus e por iniciativa dos jovens da Equipe de Animação da PJ tivemos um encontro com o guru Pe. Hilário Dick. Isso aconteceu durante o evento chamado “Semana do Jovem Líder, no início de 2011. Os jovens sentiram a necessidade de serem acompanhados e convidaram pessoas adultas para este encontro, ocorrido de 05 a 06 de fevereiro. Foi um encontro rico, especial e marcante para os jovens e assessores que comparecerem ao evento e fortaleceu a chama de todos/as para o trabalho missionário com a juventude. Pe. Hilário chamou nossa atenção “Vocês irão deixar os jovens abandonados?”.

Sentimos a necessidade de um outro encontro com a presença de religiosos e adultos que apoiavam a caminhada da juventude na Igreja, queríamos chamar para a partilha do serviço e agendamos o Encontro para o dia 27/02/11 na Casa dos Irmãos Maristas, no bairro D. Pedro. Neste dia retomamos o conteúdo do encontro do Pe. Hilário Dick, ressaltando que a juventude é o espaço sagrado de Deus e o nosso espaço de missão. Tivemos a participação de mais de trinta pessoas. Partilhamos um pouco da realidade da Equipe de Animação da Pastoral, do árduo trabalho na realização de eventos para a juventude. A partir das reflexões feitas, decidimos pela criação formal da Rede de Assessore/as e Cuidantes da Juventude na Arquidiocese de Manaus, para acompanhar a caminhada dos jovens.

Em janeiro de 2012 realizamos o 1º. Fórum de Assessores, Assessoras e Cuidantes da Juventude - 1º. FAAC com o objetivo de “fomentar a vivência da espiritualidade, a animação do ministério da assessoria e a capacitação técnica dos assessores e cuidantes da juventude da Arquidiocese de Manaus”. O mesmo foi realizado no Centro São Vicente Palotti (Setor 4). Neste encontro, bonito e rico, onde participaram vários assessores/as, cuidantes e lideranças jovens, tivemos a presença ilustre de Pe. José Benedito (SDB), o nosso querido Pe. Bené e tratamos sobre o Ministério da Assessoria.

Desde lá vimos acompanhando a caminha da juventude, especialmente a PJ Arquidiocesana, que como uma linda criança “cresceu em tamanho e graça, diante de Deus e da comunidade”. Realizaram-se as IX e X AAPJ (Assembleia da Pastoral da Juventude da Arquidiocese de Manaus), com a participação de cerca de 170 pessoas. Percebemos um imenso crescimento pastoral e hoje sentimos a necessidade de irmos para águas mais profundas, intensificarmos nosso cuidado a outros jovens e estamos sonhando com um espaço de formação, cuidadora, escuta, arte, espiritualidade, participação política para os jovens em suas diversas realidades. Estamos sonhando com a criação de um Centro de Formação da Juventude.

Sim, queridos/as, queremos ampliar nossa ação proporcionar formação e acompanhamento na área cultural e artística; Cidadania; Espiritualidade e Liturgia. Apoiar a Missão Jovem, e continuar com a nossa Rede de Assessores e Cuidantes de Jovens. Essas ações entrelaçadas, darão corpo ao Centro de Formação da Juventude, que por enquanto não tem nome, mas têm propostas, de acordo com nossa cultura amazônica.

Sonhamos com um espaço onde os jovens, assessores e cuidantes possam ser acolhidos, ouvidos, valorizados em suas vidas. Será um lugar sagrado, onde todos se sintam a vontade, um cantinho de amor e ternura. Ao mesmo tempo queremos ir ao encontro dos jovens: assessorar retiros, cursos, oficinas, apoiar atividades. Vamos sonhar juntos? Como vocês acham que poderia funcionar o Espaço do Centro de Formação da Juventude? Como vocês poderiam se envolver neste projeto? Qual nome vocês sugerem?

Ele já está vindo, alegre, saltitante, como uma criança. Seremos felizes juntos. Lá vem nosso Centro de Juventude, lá vem! Já escutamos seus sinais!!!

Com carinho! Emanuel Costa

Nenhum comentário:

Postar um comentário