sexta-feira, 26 de junho de 2015

Conhecendo Jesus com saberes e sabores de nossa cultura




Chegamos cheios de animação, agitados/as e ansiosos/as para a nossa tão sonhada II Etapa, a qual vínhamos contando os dias, fazendo  planos, relembrando momentos e imaginando o quão legal essa nova etapa seria.  Matamos a saudade uns/umas dos/as outros/as, descontraímos e com nostalgia falávamos sobre a I Etapa.

Já dentro do salão, a assessora da etapa foi apresentada e não poderia ter sido melhor escolhida: Mercedes, que encantou a todos logo de cara com seu jeito e espirito jovem; e estava também o Pedro Caixeta, que já conhecíamos da I Etapa e nos acompanha enquanto CEBI-GO, com toda sua simplicidade e prestação.

Iniciamos então o nosso estudo sobre o “Jesus Histórico”. Trouxemos dúvidas que brotaram após a I Etapa sobre a vida de  Jesus, a respeito de sua infância e adolescência.  Relembramos sobre o Jesus que nos fora contado quando éramos crianças e o Jesus que é representado nas imagens. Partimos daí e descobrimos que Jesus também foi gente como a gente, que foi criança, cresceu e tinha necessidades assim como todos/as nós, quebramos o estereótipo de um Jesus que só fazia milagres e que era inatingível.

Através das diversas passagens e dos mapas estudados, aprendemos não só sobre Jesus, mas também sobre a sociedade a sua volta, o contexto histórico e a geografia da época. Foi também onde aprendemos diversos costumes e particularidades  de outras culturas e religiões, que nos deixaram ao mesmo tempo intrigados/as e maravilhados/as. Realizamos o Método do Tatu, trabalhamos a exegese e a hermenêutica aprendidos na primeira etapa, e também realizamos representações em forma de teatro.

Durante a noite, realizamos um momento de oração onde lembramos do querido Padre Gisley, defensor da juventude; e rezamos ainda nossas atuais lutas dentro da sociedade. Tivemos logo em seguida uma festa de São João com tudo que tem direito e que foi ”mior de bão sô”!

Pela manhã, retornamos cansados/as, mais ainda com sede de conhecimento, relembramos grandes nomes que nos  inspiram na luta e  fizemos o uso de parábolas, para as quais também houve encenação.

Após o almoço, partimos de volta pra casa, não do mesmo modo que chegamos, pois agora levamos conosco um novo conceito, um conceito de um Jesus que era de tudo um pouco: médico, professor, psicólogo, defensor, guia, dentre muitas outra coisas. Saímos também com a missão de pregar sobre esse Jesus humano e levar seus gestos para o nosso dia-a-dia, mas acima de tudo.

A despedida veio com mais saudades do que quando chegamos, pois cada etapa é diferente e em cada uma delas temos experiências diferentes, mas uma coisa é certa: saímos já contando os dias para a chegada da III Etapa!
Texto e fotos: Sâmela Lobo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário