sexta-feira, 19 de junho de 2015

Reação a nota da CNBB na página oficial comentários de Geovani Santos






Giovani Santos​ facilitador do curso virtual do Cajueiro - Centro de Formação, Assessoria e Pesquisa em Juventude​ fez uma reflexão muito oportuna sobre a nota e as reações das pessoas e nós do Cajueiro divulgamos aqui a sua reflexão que nos convoca a pensar a formação que ofertamos. Como estamos cuidando da integralidade? Trabalhamos a dimensão social?



Segue o texto do Geovani Santos publicado no Facebook sobre a nota da CNBB publicada aqui:

Aí você vê que uma página oficial de jovens católicos divulga a Nota emitida pelo Presidente da Comissão Episcopal para a Juventude, Dom Vilsom Basso, CONTRA a Redução da Maioridade Penal.
.
Aí na Nota o Bispo convida todos os jovens católicos para se posicionarem contrariamente à Redução, em comunhão com a posição da CNBB. Posição essa justificada no evangelho, por inúmeros dados, fatos e justificativas reais, concretas e profundamente embasadas.
.
Aí você nota que abaixo da postagem existem dezenas de comentários, a imensa maioria postados por jovens "religiosos", "santos", jovens "de bem", que "têm a Deus", que tem uma "família de verdade". E sabe o que estes jovens dizem? Que são a favor da Redução. Que o Dom Vilsom não os representa. Que a CNBB não os representa. E mais um monte de besteiras que só pessoas alienadas,[....] poderiam pensar e dizer.
.
Aí você se pergunta: Onde é que esses jovens aprenderam isso? Por que eles não conseguem entender e apoiar uma posição tão coerente e profética da sua Igreja e dos seus pastores? E aí vem a resposta, vergonhosa, porém verdadeira: Eles aprenderam isso na Igreja. Sim, é isso que eles aprendem nas suas chamadas "comunidades" ou "movimentos" ou "encontros"... Espaços superficiais, inundados de dogmas irreais que limitam e atrofiam a capacidade de pensar... Espaços onde se aprende a viver uma fé vertical, sentimental e individualista... Espaços vazios de criticidade e de formação real/integral, onde a hipocrisia e o falso moralismo são como fertilizantes para cultivar a intolerância e o ódio que muito bem se acomodam ao senso comum.
.
Aí você precisa desabafar: a Igreja está sendo agredida pelo seu posicionamento profético e evangélico no que diz respeito a redução. E ela está sendo agredida por dentro. E sabe do que mais? A Igreja está colhendo que tem plantado. A predileção por uma evangelização vazia, baseada em eventos de massa e "espetáculos" midiáticos, é a principal causa de tanta ignorância e incoerência dentro da própria Igreja. Ou acordamos pra isso e valorizamos os verdadeiros PROCESSOS de formação, ou então teremos cada vez mais jovens "santos" que não representam a Igreja e menos ainda a Cristo.
.
Pronto. Falei.

Nenhum comentário:

Postar um comentário