segunda-feira, 28 de dezembro de 2015

Gratidão à vida de Hilário Dick pelos 46 anos de um sacerdócio!



46 ANOS
Você sabe o que é um coração mexido? Pois estou mexido.... Nunca dera grande atenção ao dia de minha ordenação e nem pensava dar. A ideia surgiu quando 4 jovens de Blumenau (Santa Catarina) e o Alberto, sentados no meu quarto, falavam da vida deles e de como se tornaram “pejoteiros”. Vocês não imaginam como foi... Aí surgiu a ideia: tudo isso tem que ser celebrado. Quando estávamos ao redor do altar eu confessei:
- Estou mexido. Vocês sabem que amanhã vou festejar 46 anos de ordenação de padre? Vendo vocês aqui não sei o que dizer.
Silêncio. Pedi ao Elvis tocar algo no violão e a beleza do mistério continuou.
Era dia do primeiro mártir de nossa igreja; aí estava Alberto “castigado” porque queria ser padre; aí estavam as histórias de Elis, Camila, Vanessa e William vindos de uma diocese onde a PJ ressurge com gana em meio às “perseguições”, vindos de um Estado onde os pastores me proibiram pisar e todos estavam mexidos. E celebramos. Eu disse que profetas são os jovens como vocês, não eu. A vela da PJ em forma de cruz foi dividida pela chama...
A todos que se fizeram presentes nesta Eucaristia e nesta pizza de 46 anos, meu muito obrigado. Sei que a mexição” continua.  Hilário Dick (postado no Facebook)


Querido Hilário,

Ver tudo isto me encheu de muita alegria! A vida é cada dia, fiquei pensando que 46 é comum demais para qualquer pessoa, se fosse 45 ou 50? Não é 46. Revela a cada um de nós que cada ano, cada dia é para ser vivido e celebrado.

Ao ler as homenagens fico pensando na juventude deste país e deste continente. Elas e Eles tem um você alguém íntimo, da família, agora que li o avô. Fico com duas perguntas: a primeira é que perde se a gente se torna parente, perde a condição de acompanhante? Digo isto, porque não gosto de "tio ou Tia" sou da turma do Paulo Freire, gosto de educador/a. E a segunda é que condição é esta que os/as jovens lhe dão de avô? Acompanho meu pai aqui com 90 anos e seus netos. Eles adoram estar com eles. Bebem juntos, contam história, eles/elas riem com ele, contam histórias... Então, no seu caso, ser avô da PJ, é uma categoria nova. É alguém que cuida, porém que quando necessário pode dizer até com mais autoridade a Palavra necessária.

Achei muito lindo!!! Refaz a vida que precisa de ritos. Por isto, convido a deixar aqui a mensagem de gratidão ao Hilário. abraços,


Carmem Lucia Teixeira


Nenhum comentário:

Postar um comentário