sexta-feira, 26 de fevereiro de 2016

3 ANOS CAJUEIRO - CARMEM E DEMAIS: NA CABEÇA DA SAUDADE

Eis o presente que recebemos do nosso Mestre Hilário, segue o texto e nossa gratidão.


Já é tempo demais e resolvi.

- Como ser capaz de estar longe, não escrever, não falar, não se alegrar, não se preocupar com o CAJUEIRO e tudo que ele significa e tudo que as pessoas que estão lá significam? Se falo de Lourival, se falo de Ciron, se falo de Rezende, se falo se falo, sempre vou esquecer alguém. É que tenho medo que Carmem não esteja; receio de as pessoas não mais me conhecerem;

Carmem corre tanto...

- Hoje quero dar um chute na cabeça da saudade.

Sei que ela só vai cantar um canto novo, escrever uma linha nova, começar um poema que não vai terminar. Junto com ela, um coral enorme de Graças e Vanildes e de gente que deveria lembrar. Dias atrás me emocionei com a visita de Kelly. Nem imaginam o que foi ver aparecer aqui, no meio da tormenta, o Lourival e o Ciron.

- Admiro demais a resistência rodeada de espinhos; admiro demais a criatividade sempre capaz de pensar coisas novas, ver novas necessidades, fico bobo vendo loucos abraçando loucuras.

CAJUEIRO é um poço; um baú; uma fruta; uma bandeira. Mesmo nos dias de tempestade a bandeira não deixa de tremular. Sempre com novidade. Parece que alguém não dorme. É lançamento da loja virtual, é dia de nascimento de Deus e de todo mundo, é acordos de parceria, é curso para estes e aqueles. Coisa de doido que nem consigo acompanhar. E acho que me estou esquecendo das pesquisas, é Observatório das Juventudes, era livro, era Pós-graduação, são Cursos Virtuais, é tanta coisa... Só para recordar coisas, vejo:

1.    Programa de Assessoria: a. Intercâmbio Missão Aprender; b. Redes em Favor da Vida;

2.    Programa de Formação Integral para Protagonismo Juvenil: a.    Protagonismo Juvenil e o Desenvolvimento Sócio Econômico Sustentável; b.    Políticas Públicas – Controle Social; c.     Mística do Bem Viver; d.    Na Trilha da Comunicação - Jovem Comunica; e.    Educação Popular; f.  Caminho de Esperança; g.   Na Trilha

3.Programa de Pesquisa, Estudo e Sistematização: a. Pesquisa sobre a Condição Juvenil; b.    Grupos de Estudos; c.    Observatório Juventudes na Contemporaneidade; d. Publicações;

4.    Programa de Sustentabilidade:  a.   Gestão Administrativa e Financeira; b.  Gestão de Pessoas; c.  Comunicação.

Tudo parece tão frio assim, nesta citação com vontade de cheirar novidade. Sei que me ajudaram um tanto nos meus afastamentos, as tempestades. Tempestades feias. Coisas de gente sem utopia e coisas de corpo. Sei que não são desculpas; sei que deveria ser diferente; sei a distância; sei a dificuldade interior. O bonito é saber que o pessoal está firme, nem eles sabendo como. Desculpe, eles sabem:

- O amor a uma causa leva longe, muito longe, além de nossos limites.

Aí me lembro da alegria em ser recebido no aeroporto de Goiânia para colaborar cerca de um mês na Casa da Juventude Padre Burnier. Durante vários anos. Chegava lá, muita gente se alegrando e eu procurando um cantinho para trabalhar. O computador viria depois... Perto de mim, a Carmem para me “fiscalizar... Do outro lado, Lourival para me corrigir. Mas era bonito.

Chovendo ou solando lá fazia eu aquela caminhada na rua que fazia só uma curva. Muita coisa me marcou. Uma delas era o ofício que rezavam antes da reunião. Era devoção; era fé; era a mescla de realidade e mística. E eu olhava, às vezes sem crer o que via. Tinha também as festas de aniversário com comida de lá, feita por gente que amava todos os condimentos.

Carmem e demais, escrevo porque meu coração estava pedindo. Tenho um conjunto de crônicas que intitulei “Crônicas que levam ao céu e ao purgatório” e acho que deveria ter escrito dezenas sobre vocês. O que teria saído se tivesse escrito sobre vocês e a causa que vivem? Quando vejo certos gastos neoliberais de dinheiro na minha horta, penso em vocês;quando vejo a palavra “magis” sinto algo estranho que não pode ser e fujo para a missa dos 50 anos do Padre Geraldo com a Carmem chorando e me surgem figuras como Albano, Floris e outros que vocês sabem. Quero dizer-lhes, contudo, que os meus três livretos que estão saindo (um acompanhado de Joaquim, outro de Silon) tratam da história, do cuidado e dos sonhos dos estudantes do ensino médio daqui da minha redondeza.

E a saudade ainda levanta a cabeça... Melhor do que dar-lhe pauladas é dar-lhe um abraço envolvendo todos vocês.

P. Hilário, 26 de fevereiro de 2016.


Faça como o Hilário Dick, apoie os projetos do Cajueiro CLICA AQUI E VEJA COMO




Nenhum comentário:

Postar um comentário