segunda-feira, 16 de maio de 2016

Formação virtual um caminho que integra nosso continente e colabora na construção de nossa casa comum


Iniciamos a Formação de Lideranças na modalidade Virtual em 25 de abril de 2016. Estamos com três cursos em dois idiomas: português e espanhol.

Este projeto tem como objetivo preparar lideranças jovens e adultas para o acompanhamento ao grupo de jovens. Pretende desenvolver uma formação em processo e atento as dimensões da pessoa. Por isto, uma formação integral.

Os cursos que iniciamos neste primeiro semestre:

1.      Na Trilha do Grupo de Jovens – Como Iniciar o grupo de Jovens?   Este curso reúne 77 pessoas, sendo uma turma de 36 pessoas em Português, acompanhada por a Joaara, de Belém, como facilitadora; e outro grupo, de 41 pessoas em Espanhol acompanhados pela facilitadora   Dalba Izos, do Panamá.

2.      Na Trilha do Grupo de Jovens – Como trabalhar a integração no grupo de jovens? Este curso reúne 28 pessoas, sendo 22 pessoas no curso em Português, tendo o Luis Duarte, Goiás, como facilitador e 6 pessoas no curso em espanhol, tendo Fernando Ramirez do México, como facilitador.

3.      Na Trilha do Grupo de Jovens – Como trabalhar a participação Social no grupo de Jovens? Reúne 37 pessoas, sendo 26 pessoas no curso em português, tendo Pedro da Bahia como facilitador e 11 pessoas em espanhol tendo Cristina Quiroa – Guatemala como facilitadora.

Os três cursos reúnem 142 pessoas de 12 países (Argentina, Brasil, Colômbia, Costa Rica, Equador, El Salvador, Honduras, México, Nicarágua, Panamá, Paraguai, Venezuela).  Sendo 84 pessoas de língua Portuguesa e 58 pessoas em língua espanhola. Estão coordenando este projeto: Anderson Deizepe, Carmem Lucia Teixeira, Katiuska Serafin e Luis Duarte. 

Este é um esforço que envolve uma rede de pessoas e grupos de todo o continente. Dede a Pastoral da Juventude da América Latina/CELAM, a Pastoral da Juventude Nacional, O Centro Vida e Juventude de Brasília/DF, a Rede de Assessores e Cuidadores/as de Manaus/Amazonas, o SPES – Instituto de Pastoral da Juventude da Venezuela, SEJUVE/América Central, Missionárias de Jesus Crucificado, Maristas – Província do Sul/Amazonas, Irmãs de São José de Tarbes.

Nós do Centro de Juventude Cajueiro queremos fortalecer uma ação em Rede para que os processos possam ser assumidos comunitariamente.  Esperamos que mais grupos tenham interesse em participar e se integrem para que mais pessoas possam realizar a formação.

Estamos preparando para o segundo semestre quatro cursos:

1.      Na Trilha da Civilização do Amor – que tem como objetivo estudar o marco de referência da Pastoral da Juventude no Continente. O curso será oferecido também, em português e espanhol. Este curso é GRATUITO. Inscrições abertas. Inicia em agosto

2.      Na Trilha do Grupo de Jovens – Como trabalhar a pessoa no grupo de jovens? Este curso tem como objetivo trabalhar a pessoa e seu Projeto de Vida.

3.      Na Trilha do Grupo de Jovens – Como trabalhar a Evangelização no grupo de Jovens? Este curso tem como objetivo trabalhar a fé e, tem acento na Leitura Orante da Bíblia, No Ofício Divino da Juventude como fontes que alimentam a espiritualidade cristã.

4.      Na Trilha do Grupo de Jovens – Como trabalhar o planejamento no grupo? Tem como objetivo preparar lideranças para o planejamento. A proposta é que a pessoa participante prepare um projeto.

Desde já convidamos você para acompanhar o projeto de formação e, motivar jovens e adultos para participarem deste caminho de formação.

Você deseja apoiar este projeto? Então seja um doador para garantir a formação de lideranças nesta nossa américa latina  clique SOU CAJUEIRO




Nenhum comentário:

Postar um comentário