quinta-feira, 27 de abril de 2017

OFICIO DIVINO – VIDA PELAS VIDAS “Celebração de um ano da Páscoa do Lourival”





 
OFICIO DIVINO – VIDA PELAS VIDAS
“Celebração de um ano da Páscoa do Lourival”
Centro Cajueiro, Goiânia, 01/05/2017




CHEGADA
(Usar um óleo com fragrância suave para acolher a cada um e cada uma que chegar ao espaço, se preparando para a oração, com uma saudação.)

Mantra: Luz da luz, infinito Sol / luz da luz, fogo abrasador / luz da luz, Cristo Jesus / abrasai-nos com vosso amor.
(Acendimento do Círio Pascal)

ACOLHIDA –
(Uma pessoa acolhe os/as presentes, motivando para apresentação. Sugestão: cantar um refrão de acolhida)

RECORDAÇÃO DA VIDA
(Uma pessoa faz introdução, e após, cada um/a apresenta um símbolo, objeto ou imagem que nos ajuda a fazer memória das experiências com Lourival)

HINO

Coração Civil – Milton Nascimento

Quero a utopia, quero tudo e mais
Quero a felicidade nos olhos de um pai
Quero a alegria muita gente feliz
Quero que a justiça reine em meu país

Quero a liberdade, quero o vinho e o pão
Quero ser amizade, quero amor, prazer
Quero nossa cidade sempre ensolarada 
Os meninos e o povo no poder, eu quero ver

São José da Costa Rica, coração civil
Me inspire no meu sonho de amor Brasil
Se o poeta é o que sonha o que vai ser real
Vou sonhar coisas boas que o homem faz
E esperar pelos frutos no quintal

Sem polícia, nem a milícia, nem feitiço, cadê poder? Viva a preguiça viva a malícia que só a gente é que sabe ter. 

Assim dizendo a minha utopia 
Eu vou levando a vida, eu vou viver bem melhor
doido pra ver o meu sonho teimoso um dia se realizar 

SALMO – Palavras de Lourival
(Escolher algum dos textos e/ou escritos do Lourival para rezarmos suas palavras)

CANTO –
Caçador de Mim – Milton Nascimento
Por tanto amor, por tanta emoção
A vida me fez assim
Doce ou atroz, manso ou feroz
Eu, caçador de mim
Preso a canções
Entregue a paixões
Que nunca tiveram fim
Vou me encontrar longe do meu lugar
Eu, caçador de mim

Nada a temer
Senão o correr da luta
Nada a fazer
Senão esquecer o medo
Abrir o peito à força
Numa procura
Fugir às armadilhas da mata escura

Longe se vai sonhando demais
Mas onde se chega assim
Vou descobrir o que me faz sentir
Eu, caçador de mim

Nada a temer
Senão o correr da luta
Nada a fazer
Senão esquecer o medo
Abrir o peito à força
Numa procura
Fugir às armadilhas da mata escura

Vou descobrir o que me faz sentir
Eu, caçador de mim

LEITURA BÍBLICA – Lc 24, 13-35

REFLEXÃO
(Uma pessoa faz a reflexão da Palavra, também a partir das memórias partilhadas na recordação da vida. Após, cantar “Fica conosco Senhor, é tarde e a noite já vem. Fica conosco Senhor, somos teus seguidores também”.)

PRECES
(Uma pessoa motiva as preces espontâneas a partir das causas e bandeiras de luta que Lourival defendia. Exemplo: juventude, população em situação de rua, direitos humanos etc.)
Resposta: Caminha conosco, Senhor da Vida.

PAI NOSSO
(Cantar Pai Nosso dos Trabalhadores – Padre Zezinho)

Pai Nosso, que estais nos céus
Santificado seja vosso nome
Venha a nós, o Vosso reino
Sejam feitos vossos projetos
Aqui na terra, aqui na terra
Antecipando o que será viver no céu
O pão nosso de cada dia dai a nós e a nosso irmão
Como fruto de quem trabalha e constrói esta nação
E perdoai-nos os nossos egoísmos
E prometemos perdoar também
A quem nos ofender
Pra não sermos instrumentos de egoísmo e opressão, libertai nosso coração.
Pois teu é o poder
Livrai- nos do mal
Teu Pai também trabalha
Livrai-nos do mal
E nós trabalharemos pra fazer um mundo mais igual

BENÇAO FINAL – Benção da despedida



CAMINHADA –  
É bonita de mais, é bonita demais
A mão de quem conduz a bandeira da paz
É a paz verdadeira
Que vem da justiça, irmão
É a paz da esperança
Que nasce de dentro do coração
É a paz da verdade, da pura irmandade do amor
Paz da comunidade
Que busca igualdade, ô, ô
Paz que é graça e presente, na vida da gente
De fé, paz do onipotente
Deus na nossa frente, Javé

CANTO FINAL
Eu só peço a Deus
Eu só peço a Deus
Que a dor não me seja indiferente
Que a morte não me encontre um dia
Solitário sem ter feito o q'eu queria
Eu só peço a Deus
Que a dor não me seja indiferente
Que a morte não me encontre um dia
Solitário sem ter feito o que eu queria
Eu só peço a Deus
Que a injustiça não me seja indiferente
Pois não posso dar a outra face
Se já fui machucada brutalmente
Eu só peço a Deus
Que a guerra não me seja indiferente
É um monstro grande e pisa forte
Toda a pobre inocência dessa gente
Eu só peço a Deus
Que a mentira não me seja indiferente
Se um só traidor tem mais poder que um povo
Que este povo não esqueça facilmente
Eu só peço a Deus
Que o futuro não me seja indiferente
Sem ter que fugir desenganando
Pra viver uma cultura diferente




Divisão de tarefas


Chegada com saudação -  Márcia e Danielle
Músicas – Regina, Jaquelyne e Samuel
Acendimento do círio – Joara
Acolhida – Rayner
Recordação da vida – Joara
Salmo – Carmem escolher o texto – Rayner motivar a reza.
Leitura Bíblica – Mariana
Reflexão – Rezende
Preces - Rayner
Benção  Final -  Joara e Rayner


Sugestão do texto do Lourival para se ler. Este é parte (trechos que não estão em sequência) de um artigo Pode o subalterno falar?
O que legitima homens em seus espaços de poder? O que os legitima para controlar, gerir, orientar, coagir, punir e subalternizar as vivências dos afetos, do sexo e da saúde?

A Doutrina Social da Igreja nos dá referências claras e coerentes para nossa atuação positiva em favor da justiça e do direito, e nos ajuda a sermos sal e luz para ajudar a sociedade a traçar caminhos coerentes com o Evangelho”

É necessário ampliar a ideia de que todos têm poder, daí os jovens, enquanto sujeitos sociais, têm poder no processo de gestão sobre sua sexualidade, sobre seus corpos e vivências.

A atual sociedade necessita ser pautada de forma que não haja um único poder de pensamento, e que este poder seja constituído nas diferenças.

Percebe-se a necessidade de visibilizar as relações de poder e dominação que divide o mundo e questionar a ordem estabelecida. O empoderamento e a emancipação têm, que gerar outro tipo de poder para a juventude e para as mulheres, para reforçar a luta contra a dominação.

Não existe ninguém que não possa falar por si mesmo, mesmo sendo subalternizado/a.





Nenhum comentário:

Postar um comentário