sábado, 13 de janeiro de 2018

Letícia foi aprovada na UEG em Fisioterapia, estudou no TrilhaUni projeto do Cajueiro






Letícia Rodrigues dos Santos, 19 anos, nasceu em Teresina/PI. Há 12 anos é moradora do Jardim Balneário Meia Ponte, região norte de Goiânia. Um dos bairros mais antigos da Capital. A família é composta pelos pais, pela Letícia e por uma irmã mais velha. Vieram para Goiânia em busca de melhores condições financeiras. Hoje os pais ganham a vida como costureiros.

            Segundo Letícia a mãe concluiu o Ensino Médio e não mais teve condições de continuar estudando, embora esse fosse seu desejo. Já o pai estudou somente até o 6° ano do Ensino Fundamental. Ainda falando sobre sua família extensiva, Letícia disse que será a segunda a fazer faculdade. Até hoje somente uma tia conseguiu ter acesso ao ensino superior.

            Com um sorriso aberto Letícia fala com empolgação da sua trajetória estudantil. Afirmou que sempre gostou de estudar, de ler e de sonhar com uma vida melhor para ela e para sua família. Preocupa-se com sua irmã que é autista. Concluiu o Ensino Médio em 2015 e desde então vem se preparando para ingressar em um curso superior. Em 2017 matriculou-se no Curso Pre Universitário, na TRILHA DA UNIVERSIDADE, promovido pelo Centro de Formação, Assessoria e Pesquisa em Juventude –CAJUEIRO. Em novembro de 2017 prestou vestibular na Universidade do Estado de Goiás – UEG, concorrendo a uma vaga no curso de Fisioterapia. Foi aprovada! Disse ainda que fez o ENEM no desejo de ser aprovada em Medicina. Espera a divulgação dos resultados.

            Questionada sobre o modelo de profissional que deseja ser, responde com prontidão: “como vou lidar com a vida das pessoas, quero ser uma excelente e responsável profissional.”
            Quanto aos pais disse que tem um profundo sentimento de gratidão por tudo que fizeram por ela. Sabe das dificuldades financeiras da família e do esforço feito até agora. Que a mãe sempre disse que não teve a oportunidade de fazer faculdade, mas que sonha em ver a filha formada.

            Avaliando o Trilha, Letícia afirmou que foi um bom Cursinho. Teve uma boa e atenciosa coordenação; bons professores que acompanharam bem os estudantes; conteúdos profundos e atuais. Disse ainda que não encontrou dificuldades em redigir as redações do vestibular da UEG, nem do ENEM, pois foram conteúdos estudados no TRILHA.

O projeto Na Trilha da Universidade é uma realização do Cajueiro em parceria com o Centro Cultural Cara Vídeo, Pro-Afro/PUC-GO, Promenor e La Abuela, dois grupos da Espanha, Missionárias de Jesus Crucificado. 

O projeto conta com muitas pessoas que se dedicam ao projeto. Nossa gratidão a cada pessoa e grupo que contribui com estes jovens, de modo particular com Letícia, que agora entra para a Universidade para realizar seu sonho.






Nenhum comentário:

Postar um comentário