Cajueiro


Quem Somos

O Centro de Formação, Assessoria e Pesquisa em Juventude – CAJUEIRO é uma associação civil, de direito privado, sem fins lucrativos, foi criado em 09 de março de 2013, com recurso próprio, é uma associação sem fins lucrativos, com foro na cidade de Goiânia – GO, com atuação em todo território nacional.

Missão
O Centro de Formação, Assessoria e Pesquisa em Juventude - CAJUEIRO tem como missão promover e incentivar a formação, assessoria, pesquisa, defesa e promoção dos direitos humanos em especial as juventudes, além de promover projetos sociais, cursos, seminários, para capacitação de agentes comunitários, lideranças, gestores, educadores e organização sociais.

Finalidade

1.       Promover formação, assessoria e pesquisa com participação e intercâmbio entre pessoas, grupos e organizações juvenis;
2.       Defender os jovens, lutando para garantir-lhes melhores condições de vida e seus direitos sociais, de saúde, econômicos, culturais e ambientais em vista de uma vida segura;
3.       Organizar e acompanhar projetos comunitários, de economia solidária, construção de políticas públicas, pesquisas e publicações;
4.       Proporcionar e incentivar formação integral de lideranças, nas seguintes áreas: metodologia, políticas públicas, espiritualidade, defesa de direitos, saúde, sexualidade, economia solidária, arte e cultura, dentre outros, despertando seus potenciais para que possam ser cidadãos livres e conscientes.
5.       Incentivar e promover valores dos direitos humanos, da espiritualidade libertadora, cultura popular, organização e mobilização juvenil em vista da transformação social;
6.       Promover projetos sociais, cursos, seminários, para capacitação de agentes comunitários, lideranças, gestores, educadores e organizações sociais;
7.       Promover ética, paz, cidadania, direitos humanos, democracia e outros valores universais (Lei 9.790/99, art.3º);

Organizacional
Profissionais
É constituído por um coletivo qualificado de profissionais com experiência de atuação junto aos/às adolescentes e jovens, direitos humanos, mulheres, igualdade racial, gênero, LGBTT, agricultura familiar, comunidades tradicionais e pesqueiras, turismo solidário/comunitário, economia solidária e tecnologias sociais nas áreas de artes cênicas, assistência social, ciências sociais, ciências biológicas, contabilidade, comunicação visual, direito, filosofia, gestão ambiental, história, pedagogia, psicologia e teologia.

Programas
O CAJUEIRO desenvolve ações dentro de 4 (quatro) programas, os quais destacam:
1.       Programa de Assessoria – tem como objetivo oferecer assessoramento as instituições: eclesiais, governamentais, educacionais, entre outras para assessoramento e tem como projetos:
a.       Intercâmbio Missão Aprender – realiza através das trocas de experiências entre grupos e turismo solidário/comunitário a capacitação de animadores/as de processos, em especial destinada à juventude, em ambientes: eclesial, e de base comunitária, preparando lideranças para coordenar e acompanhar projetos comunitários;

b.      Redes em Favor da Vida – articula e mobiliza a sociedade em favor da vida da juventude tendo como instrumento as Campanhas Juventude Quer Viver e Extermínio de Jovens;

2.       Programa de Formação Integral para Protagonismo Juvenil – tem como objetivo fomentar e desenvolver formação integral, garantindo aos adolescentes e jovens seu protagonismo e possui 7 projetos:
a.       Protagonismo Juvenil e o Desenvolvimento Sócio Econômico Sustentável: promove o protagonismo juvenil no desenvolvimento territorial sustentável, com ações transformadoras no campo da economia solidária garantindo geração de trabalho e renda na construção do Bem Viver.

b.      Políticas Públicas – Controle Social: capacita lideranças juvenis para atuarem em espaços de incidência política como conselhos, fóruns e movimentos sociais.

c.        Mística do Bem Viver – Curso Virtual: capacita animadores/as  e lideranças de processos destinada à juventude, em ambiente eclesial,  para coordenar e acompanhar.

d.      Na Trilha da Comunicação - Jovem Comunica: reflete, comunica e constrói estratégias de comunicação da Instituição e com os jovens em uma dinâmica de provocar novo olhar sobre as juventudes.

e.      Educação Popular: oferece formação integral e sistematiza experiências e metodologias com princípios da educação popular para lideranças conscientes e comprometidas/os com o Bem Viver;

f.        Caminho de Esperança – Cursos Virtuais: 1. Na Trilha do Grupo de Jovens – 6 cursos; 2. Na Trilha da Civilização do Amor. Capacita animadores/as e lideranças de processos destinada à juventude, em ambiente eclesial, para coordenar e acompanhar grupos juvenis;

g.       Na Trilha da Universidade -  garante formação integral a juventude empobrecida para facilitar o acesso a universidade, concurso públicos e mercado de trabalho.


3. Programa de Pesquisa, Estudo e Sistematização – tem como objetivo pesquisar, estudar, aprofundar e sistematizar as realidades juvenis. E possui 4 projetos:
a.  Pesquisa  sobre a Condição Juvenil: pesquisa, estuda e sistematiza as realidades juvenis e o seu contexto para maior aproximação e diálogo com estes sujeitos em vista de construção de políticas públicas e de conhecer melhor esta realidade.

b.      Grupos de Estudos: aprofunda os temas que se relacionam com a atuação no campo da juventude: educação popular, formação integral, políticas públicas, economia  solidária, comunicação entre outros.

c.       Observatório Juventudes na Contemporaneidade: aprofunda, analisa, pesquisa e estuda as realidades enfrentadas no cotidiano juvenil;

d. Publicações – sistematiza as pesquisas sobre o cotidiano juvenil;

4.       Programa de Sustentabilidade – tem como objetivo captar recursos e  garantir a gestão dos recursos humanos e comunicação, e divide-se em:

a.     Gestão Administrativa e Financeira: estabelece processos de transparências das ações do CAJUEIRO;
b.     Gestão de Pessoas: contribui na formação de pessoas para se tornarem atores e atrizes de novas formas de gestão com princípios da cooperação e solidariedade;
c.      Comunicação: reflete, comunica e constrói estratégias de comunicação da Instituição (interna e externa) envolvendo as juventudes em uma dinâmica de provocar novo olhar sobre vida juvenil.


Os programas do CAJUEIRO são voltados para o atendimento dos públicos prioritários: adolescentes e jovens; mulheres; ribeirinhos; quilombolas;  trabalhadoras e trabalhadores organizados nos meios rurais e urbanos; extrativistas e agricultores.



Nome:   Centro de Formação, Assessoria e Pesquisa em Juventude - CAJUEIRO
CNPJ: 18.276.229/0001-19
Endereço: Rua 83, N. 361          Bairro: Setor Sul                 CEP: 74.0083-195
Cidade:      Goiânia                    Estado:     Goiás        
Email: projetos@cajueiro.org.br   e  centrojuventude@cajueiro.org.br                             
Tel.:


Atua em redes com diversos agrupamentos, com princípios dos Direitos Humanos, Educação Popular e Economia Solidária com campanha permanente em defesa da juventude “A Juventude quer Viver”, do Bem Viver e da Ecologia, despertando pessoas livre, conscientes, cidadãs com potenciais para autonomia em vista de outro mundo possível.
Destacamos nossas principais parcerias:

ADVENIT – Alemanha;
Associação dos Pequenos Produtores da Região do Bom Sucesso (Nazário-GO);
Cáritas Brasileira (Brasília/DF);
CEBI – Centro de Estudos Bíblicos;
CELAM – Conselho Episcopal;
Centro Cultural Cara Vídeo (Goiânia-GO);
Centro de Estudos e Assessoria – CEA (Brasília/DF);
Centro de Formação em Economia Solidária  (ECOCUT-GO);
Centro Vida e Juventude (Brasília/DF);
Comissão Pastoral da Terra – CPT;
Congregação das Irmãs de São José de Tarbes
Congregação das Irmãs de Santa Catarina
COOPERCOISAS – Cooperativa dos Agricultores de Iporá/GO;
Curso de Verão - Goiânia/GO;
Diocese de Goiás;
DKA - Áustria;
Fórum Goiano de Economia Solidária;
Fundo Nacional de Solidariedade – FNS/CNBB;
Fundo SocioAmbiental CAIXA;
Fundo SocioAmbiental CASA;
Instituto Brasil Central - IBRACE;
SPES - Instituto de PJ da Venezuela;
Instituto Federal Goiano – Campus Iporá/GO;
Instituto Marista de Solidariedade – IMS (Brasília/DF);
Missionárias de Jesus Crucificado;
Movimento Popular Planta e Vida (Rio Verde/GO);
Núcleo de Organização e Valorização da Mulher (Ceres/GO);
Pastoral da Juventude Nacional;
CELAM -Pastoral Juvenil Latino Americana;
Prefeitura Municipal de Ceres;
Província Marista Centro-Norte - Irmãos Maristas;
Observatório Juventudes na Contemporaneidade
Rede de Assessores/as e Cuidadores/as de Juventude (Manaus/AM);
Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Políticas Afirmativas (Goiânia/GO);
SEJUVE - Instituto de Juventude da Região Centro América
Universidade Estadual de Goiás – UEG;
Universidade Federal de Goiás – UFG;

12 comentários:

  1. Vocês são umas delícias.... admiração enorme!!!!

    ResponderExcluir
  2. Obrigada estamos aguardando sua presença e acompanhamento sempre. Bjs

    ResponderExcluir
  3. Quero dizer da alegria de ter vocês como amigos/as, companheiros/as de caminhada. Minha admiração pela coragem e ousadia é profunda. Contem comigo, aqui das terras amazônicas.

    Meu coração se alegra cada vez que eu acesso esse maravilhoso blog e fico me deliciando com tantas Vidas pelo Reino!!!!

    Fiquem com Deus Sempre! Na paz e Na Ternura!!!

    Emanuel Costa

    ResponderExcluir
  4. Como podemos participar dos cursos? Paz e bem!

    ResponderExcluir
  5. tenho uma dúvida, por que o nome cajueiro?
    :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Zilma tem com o lugar onde estamos - cerrado. E com o nascimento do Centro Juventude, porque a equipe antes atuava em outro centro Casa da Juventude, chamada pelos jovens de CAJU. Como foi uma saída que afetou muitas pessoas, os jovens começaram a dizer, somos todos cajueiros, e nós quando fomos organizar, escutamos o grito destes jovens - sou cajueiro.
      abraços

      Excluir
  6. Hola amigos y amigas. Hoy me he encontrado con este bello blog, QUE ALEGRÍA VER QUE CARMEN ESTÁS AHÍ..... NO TENÍA IDEA DE QUE PASABA, PUES TE HABÍA PERDIDO LA PISTA... HOY VEO QUE CON MUCHA VIDA, SIGUES Y SIGUEN TUS COMPAÑEROS Y COMPAÑERAS EMPEÑADOS EN EL PROYECTO DE SEGUIR CONSTRUYENDO LA VIDA, SIEMPRE CON LA SONRISA A FLOR DE LABIOS, CON EL CORAZÓN COHERENTE Y ENTREGADO, CON TANTA AMISTAD Y CERCANÍA. GRACIAS POR ESTE SERVICIO TAN PLENO Y GOZOSO.

    DESDE COSTA RICA, CON NUESTRO CORAZÓN SIEMPRE MUY AGRADECIDO Y CON NUESTRAS PUERTAS Y CASAS ABIERTAS PARA TI Y LOS TUYOS. HE DISFRUTADO MUCHO LEYENDO A HILARIO SOBRE SU EXPERIENCIA EN EL ENCUENTRO EN MANAUS... MUCHAS BENDICIONES A TODAS Y TODOS. LES QUEREMOS MUCHO.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida Sara
      Estan siempre presente en nuestra história! Ahora tenemos también un curso virtual a partir del cuadernos que usstedes no apoyaran en producir. Tu y Susana. Que presencia siempre recuerdada entre nosostros.
      Que bueno que estamos cerca. En julio tengo una invitación para ir a El Salvador. Está cerca, no? Quien sabe podemos nos encontrarnos. Abrazos

      Excluir
  7. Olá CAJUEIRO, sou PJoteiro, estudante de jornalismo, pretendo ser pesquisador na área da juventude, sou um fiel admirador dos trabalhos de vcs, pretendo um dia ser parte desta arvore. A primeira vez que ouvi falar de CAJUEIRO foi pela Irmã Ângela Falchetto-FMA, na minha eterna cidade de Manicoré/AM no qual ela se despede esse ano e eu por pensar no futuro me despedi em 2015, morando agora em Manaus.
    Por ser da PJ tenho uma curiosidade, poderiam falar um pouco como se deu essa parceria com a PJ, a partir de que momento?

    ResponderExcluir
  8. Olá CAJUEIRO, sou fiel admirador dos trabalhos de vcs, sou PJoteiro estudante de jornalismo, pretendo ser pesquisador na área de juventude e um dia fazer parte desta arvore. Primeira vez que ouvi falar em CAJUEIRO foi pela Irmã Ângela Falchetto - FMA, assim que ela chegou em minha cidade Manicoré/AM, hj resido em Manaus e a Irmã está deixando a cidade este ano, ajudou a revitalizar a Pastoral lá dando uma cara melhor, de mais luta e empoderamento da Juventude.
    Sendo PJoteiro tenho uma curiosidade. Como se deu a parceria entre CAJUEIRO e PJ, em qual momento, circunstâncias?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Artur já estamos esperando você para fazer parte dos galhos espalhados do cajueiro. Aí em Manaus conhece o povo da Rede de Assessores?
      Estamos com a PJ desde antes do Cajueiro e ele é uma semente teimosa que nasce por causa do compromisso com a jvuentude empobrecida e a PJ

      Excluir
    2. Conheço sim, estamos ajudando a construir o Paneiro Centro de Juventude. Adoro essa parceira do Cajueiro e PJ.

      Excluir